Jet Li’s – Tai Chi Zen

Preocupado com  ritmo acelerado e falta e equilíbrio entre as pessoas, o astro do cinema de artes marciais lançou recentemente uma universidade online de Tai Chi. Com a proposta única de transmitir alguns dos ensinamentos milenares da cultura chinesa.

canal do Youtube da universidade conta com diversos vídeos que vão desde o nível iniciante até avançado.

Este vídeo promo abaixo fala sobre o primeiro conceito “Equilíbrio” dentre os 13 básicos fundamentais do Tai Chi Chuan. O estilo Zen trabalha a energia Peng. Que podemos traduzir como campo energético externo e contínuo, que funciona como uma barreira em torno do indivíduo, promovendo saúde e equilíbrio. E traz como garoto propaganda o fundador do grupo Alibaba, Jack Ma, que atribui seu sucesso à prática de Tai Chi.

O texto está em Mandarim com legendas em inglês. Abaixo a tradução:

“A vida no século 21 não é fácil. O ser humano moderno é mais ocupado e distraído do que nunca. A tecnologia acelerou muito o nosso rítmo de vida, e ainda assim nós queremos tudo mais rápido. Internet mais rápida, celulares mais rápidos, carros mais rápidos. E nessa perseguição infinita pela velocidade deixamos, sem perceber, que nossa jornada diária de trabalho se estendesse de 8 para até 21 horas. Mesmo exaustos, antes de dormir, checamos e-mails e mensagens e esta é também a primeira coisa que fazemos ao acordar. Nosso estilo de vida atual muitas vezes nos sobrecarrega, trazendo muito stress e outras doenças. Mas existe um ensinamento da cultura milenar chinesa que acredito ser a resposta para isso: Equilíbrio. Viver o tempo todo com pressa, sem se preocupar com o amanhã, é como desejar que houvesse somente o dia, sem a noite. Mas nós não fomos feitos para viver assim. Mude a sua perspectiva de vida. Diminua o ritmo e você pode encontrar o equilíbrio. Buscar o equilíbrio é algo essencial em nossas vidas. – Nos últimos 10 anos da minha vida eu acredito que só fui capaz de continuar apaixonado pelo meu trabalho, de forma contínua, sem ter medo da competição, buscando inovação constantemente, por causa da minha prática de Tai-Chi. Talvez seja apenas a fase da minha vida, mas tenho hoje mais certeza do que nunca de que qualquer pessoa que trabalhe duro por 10, 20 anos, não importa o que elas façam, todas vão chegar a mesma conclusão: Nosso maior propósito é entender o significado da vida e decidir como vivê-la. Esse é o espírito do Tai Chi Zen que espero compartilhar com o mundo. Saúde e Felicidade. Tai Chi é um caminho para uma saúde melhor, e a meditação zen pode expandir as barreiras da sua mente e libertar seu espírito. Eu realmente espero que o Tai Chi Zen possa trazer equilíbrio para nossa sociedade moderna, e que possamos todos buscar apenas saúde e felicidade. Isso é tudo o que desejo a você. Saúde e Felicidade.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s